O quarto é um dos ambientes mais utilizado pelo idoso. Como tal, deve ser pensado para atender a todas as necessidades de quem permanece muito tempo neste local.
Um idoso com ainda alguma mobilidade não irá fazer uso do quarto apenas para dormir, utilizará os seus aposentos para descansar, ver televisão, receber amigos, realizar atividades manuais como bordar e escrever. Sendo assim, necessita de todas as ajudas para continuar a faze-lo pelo máximo de tempo possível.
A nível de estrutura o quarto deve ser bem iluminado, ventilado e com janelas, de preferência com vista para paisagens com movimento para estimular os sentidos.
A circulação dentro do quarto e entre este e a casa de banho deve ser fácil, sem objetos pelo caminho de modo a evitar quedas. Evite o uso de tapetes e carpetes.
Deve existir um interruptor para acender as luzes junto à porta do quarto e outro junto da cama, de preferência interruptores de botões luminosos.
Quanto a equipamento auxiliar, iremos enunciar aqueles que julgamos serem os mais importantes, utilizando sempre o link para que possa visitar a nossa área desses artigos.
A cama articulada é um dos melhores equipamentos para ter no quarto de um idoso, facilitando a vida não só do idoso, como também do cuidador na hora de prestar os cuidados de higiene e alimentação.
As vantagens destas camas são imensas, por exemplo a possibilidade de serem ajustáveis em altura, ficando baixas para uma maior segurança aos atos de levantar e deitar e ficando altas para facilitar a prestação de cuidados por parte do cuidador. O estrado tripartido que permite a elevação do tronco na hora da refeição ou mesmo para assistir televisão na cama, ou a elevação dos pés para proporcionar o alivio das pernas. As guardas laterais que impedem que o utilizador caia durante o sono, e ainda outras. (Consulte o nosso artigo sobre camas articuladas).
Se o idoso estiver confinado à cama, uma mesa de cama é essencial para facilitar na hora das refeições. Para além disso, uma mesa de cama é ainda uma excelente ferramenta para a execução de atividades como a leitura, a escrita ou os jogos.
A poltrona ou cadeirão, é também um artigo importante no quarto de um idoso. Esta deve ter apoios para os braços e um assento alto, para que facilite o idoso no acto de sentar e levantar. As poltronas geriátricas possibilitam ainda o rebater das costas e elevar dos pés, para que o utilizador possa ter momentos de descanso confortáveis sem necessidade de recorrer à cama. Serve ainda para que o idoso se sente para auxiliar o acto de calçar e descalçar os sapatos.
A cadeira sanitária será útil para que durante a noite o idoso não tenha que se deslocar entre o quarto e a casa de banho. Existindo espaço no quarto estas cadeiras são bem mais cómodas e práticas, quando o espaço é reduzido a opção terá de ser a arrastadeira.
Para um idoso que passe grande parte do seu dia deitado na cama ou sentado numa poltrona, as escaras são uma ameaça que precisam de ser prevenidas. Para isso, existem as almofadas, os colchões e os diferentes apoios localizados anti escaras. Estes equipamentos foram especificamente concebidos para reduzir ou eliminar a pressão das zonas mais suscetíveis à formação de escaras, assim como para o alívio de escaras já existentes.
Equipamentos Auxiliares:
Outros itens que podem ajudar na segurança e bem estar dos idosos
- Relógio digital com números grandes;
- Luz de presença;
- Lanterna na gaveta para emergências;
- Telefone com os números de emergência e familiares gravados;
- Controle remoto de TV e ar condicionado.